Chuvas intensas no Norte e Nordeste do RS aumenta risco de cheias nesta sexta-feira
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas nesta sexta-feira e no início do sábado em partes do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões do Alto Uruguai, parte Norte do Planalto Médio, Campos de Cima da Serra e trechos da Serra Gaúcha.
Os modelos numéricos indicam que essas regiões do estado podem receber volumes significativos de chuva, o que é motivo de preocupação, pois nelas estão localizadas nascentes de rios importantes que já enfrentaram cheias históricas. Entre esses rios, destacam-se o Caí, o Taquari e o Jacuí.
O Rio Caí, por exemplo, está enfrentando uma cheia histórica, em São Sebastião do Caí indicando 17,20 metros no final da tarde desta quinta-feira e com tendência de elevação, podendo atingir marcas nunca antes vistas. Já no porto de Estrela, o nível do rio estava próximo de 33 metros no início da noite, depois de ter atingido 33,35 metros durante a tarde. A cheia do Taquari também é considerada a maior da história, superando em quase quatro metros os picos registrados em 1941 e 2023.
Os mapas meteorológicos projetam chuva ao longo desta sexta-feira e parte da madrugada de sábado, especialmente no Norte do estado, com possibilidade de intensidade forte. No Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, o tempo firme prevalece, com sol entre nuvens. No Centro do estado, haverá presença de nuvens e chuva, com possibilidade de aberturas.