CulturaEducaçãoErechimGeral

O documentário “ O Castelinho berço do Alto Uruguai”

O documentário “ O Castelinho berço do Alto Uruguai” é um projeto de autoria do historiador André Ribeiro. As gravações, edições e montagem do documentário foram realizados pela LP2 Produtora.

O documentário conta, através de relatos e histórias de vida a relevância social e cultural do Prédio da Comissão de Terras (1916-1985), que ficou conhecido como “ Castelinho”. O projeto foi contemplado pelo edital 01/2023 lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Erechim através Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Federal Paulo Gustavo) no seguimento de audiovisuais e pensado como meio de sensibilizar e mobilizar a comunidade regional para defesa, restauro e reocupação do Castelinho.

Ele é um espaço onde se desenvolveu grande parte de nossa história regional. É um prédio histórico tombado e por isso deve ser preservado dentro da legislação e normas técnicas vigentes e mais importante, deve ser um espaço aberto à comunidade. O processo de restauro difere de uma simples reforma, como muitos propõe. Trata-se de deixar o prédio em condições de utilização e conservando suas características o mais próximo possível do projeto original.

Fechado para o público desde 2013, sua deterioração tem se acelerado e seu legado esquecido, observa-se que em todas as publicações em jornais, sites e redes sociais, a comunidade mostra-se revoltada e muitas vezes considerando o espaço como desnecessário.

O objetivo principal era produzir um documentário que pudesse ser utilizado em sala de aula e linguagem simples e clara, contando parte desta rica história. Por exigência do edital, o material se resume a pouco mais de 25 minutos. Buscamos reunir pessoas que tivessem vivências e memórias afetivas em relação ao prédio. Foi um desafio gravar e contar estas histórias sintetizando ao máximo, sem perder o essencial do que foi dito e acredito que estes foram os maiores desafios.

Tivemos uma equipe muito dedicada que atuou no documentário, desde a articulação das entrevistas, elaboração do roteiro, revisão de conteúdo, captação de imagens internas e externas do Castelinho criação e gravação da trilha sonora, que contará com duas canções inéditas.

Os entrevistados, são pessoas que tiveram relação com o Castelinho, seja por pesquisas, projetos de restauro ou mesmo moradores do prédio. Assim, chegamos a alguns nomes relevantes como os professores Neuza Cidade Garcez, Enori Chiaparini, Sonia Cima e Joemir Rosset, a arquiteta Ariane Pedrotti.

O lançamento do documentário será no dia 09 de julho de 2024 no Auditório II, bloco IV do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus de Erechim na rua Domingos Zanella 104, bairro Três Vendas em 3 sessões, a primeira as 9 min, a segunda as 14h e a terceira as 19h. Todas as sessões são abertas ao público gratuitamente. Após a conclusão do projeto em 15 de julho, o documentário será disponibilizado na plataforma YouTube para acesso livre. O autor também pretende levar o projeto com exibição do documentário e debates sobre patrimônio histórico, nas escolas da rede pública e privada de Erechim e região. As escolas interessadas podem contatar pelo email [email protected] .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo