DR. LUCAS DE QUADROS – VACINAÇÃO DE GATOS
Neste vídeo, vamos falar sobre VACINAÇÃO DE GATOS.
DR. Lucas De Quadros
Vamos fazer uma série de vídeos com o Médico Veterinário Lucas de Quadros, falando sobre a saúde animal e muito mais não percam…
Entre em contato conosco e agende o banho do seu pet! 🐶🐱
Venham nos visitar, aguardamos sua visita.
Rua: Torres Gonçalves – ,270
(54) 3712 4667 (54) 9 9669 5107
Erechim – RS – Centro
Conheça mais sobre a Felv e a importância da vacinação Felina.
São muitas as doenças que acometem os nossos pets sem que tenhamos conhecimento. Por isso, é preciso estar atento e pedir atualizações ao veterinário de confiança — saber quais são as vacinas disponíveis e fazer os checapes recomendados.
No caso dos felinos, um antigo perigo está se mostrando cada vez mais presente. É o caso do vírus da leucemia felina, mais conhecido como a FeLV (sigla em inglês). O vírus se aloja na medula dos bichanos e compromete a produção das células de defesa do organismo e das células sanguíneas de forma geral, configurando, assim, um quadro de leucemia.
Esse enfraquecimento do animal acarreta, além da leucemia em si, diversos problemas de saúde. Os pets portadores de FeLV são fortes candidatos a desenvolver linfomas, imunodeficiência crônica e anemia aplástica grave (quando a medula óssea deixa de produzir os três tipos de células que compõem o sangue — glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas — em quantidade suficiente para a manutenção do organismo). O desenvolvimento desse tipo de anemia é, geralmente, fatal.
Essas são apenas as consequências mais comuns da infecção, que, por sua característica de imunodeficiente, expõe o animal a males oportunistas, que, mesmo não sendo graves, podem inspirar cuidados. Uma simples gripe, por exemplo, pode evoluir e acabar levando o felino a internações, com risco de morte.
A FeLV parece assustadora e, deve ser encarada dessa forma, uma vez que não tem cura e é de fácil transmissão. O vírus pode ser transmitido por meio de sangue ou saliva, o que pode ocorrer em brigas ou mesmo com a convivência — gatos que vivem juntos tendem a dividir potes de ração e água e podem até mesmo criar o hábito de lamber uns ao outros, como demonstração de carinho. Dessa forma, a transmissão da FeLV se torna quase inevitável.
Outro aspecto que dificulta o controle da FeLV é o fato de o vírus ser assintomático em alguns casos. “A infecção pode ficar muito tempo sem nenhuma manifestação clínica, meses, até anos, mas, mesmo assim, o gato pode transmitir o vírus”. Daí a importância de manter os exames do bicho em dia e realizar testes antes de adquirir uma nova mascote. Os exames são específicos.
A solução para conter a FeLV e proteger os gatos é a vacina. O problema é que muitos veterinários não a incluem no quadro básico e são poucos os proprietários que conhecem a doença antes de terem seus animais infectados, de forma que não exigem a vacinação quando esta ainda pode prevenir a doença.
Aqui na Agropet Quadros seu gatinho terá todos os cuidados e vacinas necessárias da melhor qualidade.