O psiquiatra americano William Glasser diz que 95% da efetividade do nosso aprendizado está quando ensinamos, seja ao explicar, resumir, estruturar, definir, generalizar, elaborar ou ilustrar o conteúdo para outras pessoas. Isso significa que a forma mais efetiva para se aprender é ensinar.
Desta maneira, a Escola de Educação Básica da URI tem incentivado essa técnica para melhorar o aprendizado daqueles alunos que têm mais dificuldades em assimilar os conteúdos. Por isso, desde o ano passado, tem pedido para que estudantes auxiliem seus colegas na melhora do desempenho nas diversas disciplinas. Essa iniciativa é decorrente de que alunos com dificuldades, por vezes, desmotivam-se e, no grupo, sintam-se mais acolhidos, identificando-se com os pares.
Na quinta-feira, 7, quatro alunos do Ensino Médio foram homenageados por contribuírem com esse objetivo, com a melhoria do processo ensino-aprendizagem de seus colegas. Eles receberam um certificado da Escola contabilizando as horas de trabalho e planejamento aplicados nessa iniciativa.
As aulas foram ministradas por Anelize Osterer Bender, Manuela Luisa Pilotto, Antonella Bortolassi Claudino e Matheus Giareton Roldo, do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Física. Foi uma maneira que a Escola encontrou de incentivar a proatividade, a disciplina, a empatia, por meio de grupos de estudos. Com isso, segundo a Escola, os alunos que sabem mais, compartilham com os demais e, obviamente, aprendem mais. Essa iniciativa iniciou em 2023 e segue em aplicação, uma vez que aprender com os pares pode ser mais fácil e prazeroso.