Fábrica da Aurora Alimentos é evacuada após vazamento de amônia em Tapejara
Socorristas atenderam as pessoas intoxicadas na rodovia ERS-463
Um vazamento de gás amônia na empresa Aurora Alimentos situada em São Domingos, Tapejara, provocou problemas respiratórios em vários funcionários na noite dessa quarta-feira (02), por volta das 23:30h.
Socorristas do SAMU, Bombeiros Voluntários, profissionais da Secretaria da Saúde de Tapejara atenderam as pessoas que inalaram o gás. Os prédios residências foram evacuados e os moradores, na maioria funcionários da empresa, se dirigiram pela rodovia até o Posto Danieli, as margens da ERS-463 onde receberam os primeiros atendimentos. Bombeiros Militares da região foram acionados para auxiliar na situação. A Brigada Militar de Tapejara isolou o local, realizou o controle do trânsito e auxiliou na evacuação de moradores. Profissionais do Hospital Santo Antônio se mobilizaram para a chegada das vítimas.
Ainda não se tem informações do número de intoxicados. A situação ficou caótica no local. Autoridades policiais e profissionais da saúde solicitaram que curiosos evitassem o local. Por volta da 01h10min da madrugada desta quinta-feira, (03), os bombeiros informaram que o nível era zero de amônia no interior da empresa e os técnicos da Aurora avaliavam a possibilidade de retorno até a empresa.
AMÔNIA:
A amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Tem um cheiro característico e é irritante quando inalada. Pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. A amônia tem fórmula NH3 e é um gás muito tóxico. A amônia é um gás usado na tubulação do freezer industrial, diferente do freezer doméstico que usa o CFC, que não é tóxico. A amônia causa um resfriamento mais eficiente.