Grupamento Ambiental resgata coruja no bairro Vicentina em São Leopoldo
O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo fez o resgate de uma coruja no bairro Vicentina. O fato ocorreu na quarta-feira, 02 de junho, após o chamado de moradores da rua Jacy Porto. Conforme relato, ela foi atropelada por um caminhão que fazia coleta de lixo. Ao chegarem no local, os agentes encontraram a ave, que a princípio, estava com uma asa quebrada e foi identificada como uma Coruja-da-igreja (Tyto furcata).
Devido ao ferimento, a ave foi encaminhada ao Zoológico de Canoas que possui condições de recepcionar, triar e tratar os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores.
Coruja-da-igreja (Tyto furcata)
É uma coruja altamente adaptada em ambientes modificados pelo homem, pode ser encontrada dormindo ou nidificando em torre de igrejas, edifícios e sótão de casas. Durante a noite, pode ser vista voando baixo ou pousada em postes ou mourões de cercas ao longo de estradas. Possui de entre 29cm e 44cm de comprimento. Alimenta-se principalmente de roedores e invertebrados. De forma mais rara, caça morcegos, pequenos marsupiais, anfíbios, répteis e aves. Caça principalmente nas primeiras horas da noite ou antes do amanhecer. Localiza suas presas a partir de um poleiro ou voando baixo em áreas abertas.
Fotos: Divulgação / Jornalista: Rodrigo Machado