BrasilErechimPolíciaRio Grande do SulS.O.S SegurançaSanta Catarina

PF deflagra Operação para desarticular organização criminosa em Erechim, SC e PR

Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores! Empresários vistos como bons homens de negócios são alvos de operação da PF em Cascavel

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira, (17), a Operação Contraface, com o objetivo de desarticular organização criminosa (Orcrim) estabelecida em Cascavel/PR e Toledo/PR, dedicada ao tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo.

Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel/PR, Toledo/PR, Medianeira/PR, Erechim/RS e Florianópolis/SC, todos ele expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR.

Apurou-se que o grupo criminoso, capitaneado por empresários de Cascavel/PR e Toledo/PR: importava maconha e pistolas do Paraguai; armazenava-as provisoriamente em depósitos diversos espalhados na região oeste do Paraná; adquiria veículos diversos, especialmente caminhões, para transportá-las; constituía empresas fictícias para figurar como proprietárias de tais veículos; criava compartimentos ocultos nos automotores; simulava a venda dos veículos para os motoristas contratados para dirigi-los; transportava as armas e a droga para vários Estados do Brasil; e constituía contas bancárias tituladas por pessoas físicas e jurídicas interpostas para lavar o dinheiro obtido com suas práticas criminosas.

Ao longo das investigações, iniciadas em maio de 2023, foram apreendidos diversos carregamentos de entorpecentes e armas de fogo pertencentes ao grupo, totalizando aproximadamente 26 toneladas de maconha 8 pistolas.

Também se identificou que, de 2021 até a presente data, a Orcrim teria movimentado ao menos R$ 14 milhões de origem criminosa. Até o momento, nove pessoas foram presas no procedimento e encaminhadas à Polícia Federal de Cascavel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo