ColunasGeralRio Grande do SulS.O.S SegurançaSegurança

Polícia Federal deflagra operação contra suspeitos de fraudes em licitação pública em Erechim

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas empresas dos investigados em Erechim e Barão do Cotegipe

A Polícia Federal iniciou a Operação Unidos Venceremos, nesta terça-feira, (28), visando apurar delitos relacionados a fraudes em processos licitatórios em municípios gaúchos.

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, emitidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, atingindo empresas e residências dos investigados em Erechim/RS e Barão do Cotegipe/RS.

As investigações tiveram início em 2021, após a recepção de informações apontando possíveis irregularidades em licitações de equipamentos destinados a praças e parques públicos em um município do sul de Santa Catarina.

As suspeitas incluem a possível conivência entre empresas para manipular a competitividade dos processos licitatórios, além de superfaturamento em equipamentos e produtos, e a corrupção de funcionários públicos.

Ao longo da investigação, identificou-se que um grupo criminoso, baseado no Rio Grande do Sul, operava por meio de diversas empresas em licitações públicas.

Essas empresas, todas pertencentes ao mesmo grupo, simulavam competição para distorcer e vencer os certames. Evidências até agora sugerem que o grupo atuou em mais de vinte cidades em todo o Brasil.

As buscas realizadas têm o objetivo de obter mais evidências, identificar os métodos utilizados pelo esquema criminoso e comprovar o envolvimento de servidores públicos nos atos ilícitos sob investigação.

Os investigados estão sujeitos às acusações de “frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo de procedimento licitatório”, crime passível de detenção por até quatro anos, além do pagamento de multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo