Todo segundo domingo do mês de agosto no Brasil, comemoramos o Dia dos Pais, onde as famílias se reúnem em um gesto de carinho para presentear os pais. Muita gente acha que essa data foi criada como uma estimulação do comércio, mas não foi assim que a data se originou.
A origem do Dias dos Pais não é certa, mas uma das ideias é que tudo teve início na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu moldou um cartão em argila desejando ao seu pai sorte, saúde e longa vida, e que mais tarde, essa data teria se tornado uma festa nacional e se espalhado.
A história conhecida
A origem mais reconhecida, documentada e aceita é que em 1909 uma jovem americana chamada Sonora Louise Smart, escutando um discurso no dia das Mães, resolveu criar uma data para homenagear e mostrar o orgulho que tinha de seu pai, o ex-combatente da guerra civil William Jackson Smart.
William Jackson Smart
William perdeu sua esposa em 1898 quando esta dava luz ao seu sexto filho e então criou todos os seus filhos se mostrando um pai dedicado, carinhoso e responsável, e exercendo o papel de criação muito bem. Pelo exemplo de vida e superação de seu pai, Sonora decidiu que a data para o Dia dos Pais seria no aniversário de seu próprio pai, dia 19 de junho. Ela então enviou uma petição a Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos. O evento foi então comemorado pela primeira vez no dia 19 de julho de 1910, e teve como símbolo uma rosa, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração se espalhou até que em 1924, o Presidente Calvin Coolidge decidiu apoiar a ideia de um dia nacional para os pais. Em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial onde era declarado que o terceiro domingo de junho seria o Dia dos pais, que foi oficializada em 1972 no governo do presidente Richard Nixon que criou uma observância permanente nacional do Dia dos Pais a ser realizada no terceiro domingo de junho de cada ano.
Outros países que comemoram a data no terceiro domingo de julho a África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, dentre outros. Na Austrália e Nova Zelândia a data é comemorada no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia 23 de fevereiro; na Dinamarca no dia 5 de junho, na Tailândia, no dia 5 de dezembro; e na Itália, no dia 19 de março, apenas alguns exemplos das diferentes datas de comemoração desse dia.
Já no Brasil, a comemoração do dia dos pais aconteceu pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim que é o patriarca da família. A ideia da celebração do dia dos pais no Brasil partiu do publicitário Sylvio Bhering, e teve a data posteriormente alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais.